Gestão de Saúde Pública

Hospital Aspiazu de Trindade do Sul, participa de capacitação sobre: Gestão Hospitalar e Processamento de Dados.

Na tarde do dia 02 de julho (terça-feira), as equipes de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Administrativo do Hospital Aspiazu de Trindade do Sul, participaram de uma capacitação promovida pela equipe administrativa da empresa Exatus Soluções Estratégicas,  sobre a Gestão Hospitalar e o Processamento de Dados.

O momento foi de muito aprendizado, e interação, e dentre os temas abordados foram:

-O Registro de Pacientes:  A sua importância no cuidado do registro e a necessidade de todos os profissionais de Saúde, que compreendem o âmbito hospitalar, sejam eles recepcionistas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, médicos e outros profissionais que assistem direta e indiretamente o indivíduo são responsáveis pela qualidade e veracidade no preenchimento das informações acerca do atendimento prestado;

-O Cadastro de Pacientes, contendo todas as informações necessárias e relevantes;

-A Ficha de Atendimento Ambulatorial: os Modelos de Ficha de Atendimento Ambulatorial (FAA), a FAA é o documento em que são cadastradas informações sobre a consulta do paciente no Estabelecimento de Atenção à Saúde;

-Registros de Enfermagem: Os registros fazem parte do processo de trabalho da enfermagem, devendo estar em consonância com a realidade da atuação. São considerados como documento para fins legais de defesa dos profissionais, “refletindo o empenho e força de trabalho da equipe de enfermagem, valorizando, assim, suas ações e a segurança do paciente” (COFEN – Guia de Recomendações);

-Regras Importantes para um registro qualificado: O principal objetivo do prontuário é facilitar a assistência ao paciente, sendo assim um meio de comunicação entre os diferentes profissionais da saúde para assegurar a continuidade do atendimento, tanto durante uma internação como no período entre as consultas de ambulatório.

O prontuário é, também, uma fonte de dados e conhecimentos. Estudos retrospectivos realizados por meio de consulta a prontuários têm sido fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa médica e das demais áreas da saúde. Além desses fins, o prontuário é um suporte para a área administrativa do hospital, em seus aspectos financeiros e legais. Seus registros são cada vez mais, documentos essenciais para a elucidação de questões jurídicas e éticas cada vez mais frequentes, envolvendo pacientes, serviços de saúde e seus profissionais.

Por todos esses motivos, o prontuário não deve ser visto como um conjunto de formulários a serem preenchidos de rotina, mas sim como um depositário de importantes informações que merecem todo o empenho no sentido de se garantir sua qualidade, integridade e confiabilidade;

-Liderança Profissional:  Delegação de Responsabilidades dentro da equipe de trabalho.

Delegar significa transferir a responsabilidade de um membro da organização para outro. Normalmente, de um líder para um de seus liderados.

Delegar, além de permitir maior disponibilidade ao gestor, faz com que ele possa avaliar o potencial dos seus colaboradores. A delegação requer planejamento e dedicação, pois alguns aspectos geram insegurança e dificuldades que podem levar à resultados inadequados.

Ao executar essa função de forma satisfatória, o gestor provém segurança aos processos da empresa, aumenta a confiança dos superiores e de seus colaboradores, evita o desperdício de tempo e dinheiro e ajuda a prever situações indesejadas, promovendo melhorias ao desempenho da empresa.

Fonte: Exatus Soluções Estratégicas.