Gestão de Saúde Pública

Coordenadores de setor do Hospital de Caridade de Jaguari, participam de treinamento.

Nos dias 29 e 30 de Abril, realizou-se na sede da Exatus Soluções Estratégicas, em Ijuí, uma reunião de trabalho com a equipe de encarregados dos setores do Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ). As atividades desenvolvidas, compreendem uma série de ações que visam a qualificação da gestão do HCJ, mediante oficinas de treinamento.

Na oportunidade foram abordados os seguintes temas: Apresentação da trajetória do IRDESI, valores, missão e visão; Análise do ambiente organizacional, com ênfase nos aspectos de liderança profissional, organização de escalas de trabalho e observância da legislação trabalhista vigente.

Também foram discutidos assuntos relacionados aos fatores internos e externos do ambiente de trabalho, que influenciam no dia a dia da instituição. Em relação a liderança profissional, abordou-se a imprescindibilidade da delegação de responsabilidades, avaliação das habilidades e competências dos trabalhadores, com vistas ao desenvolvimento profissional. Destacou-se ainda, a importância do feedback constante, e os ganhos que as equipes podem ter, logo a instituição hospitalar como um todo.

Frisou- se a importância da efetividade dos projetos de Humanização Hospitalar, o que torna necessária a avaliação constante das rotinas do processo de trabalho, assim como, a melhoria contínua, além do desenvolvimento e implantação de novas proposta.

Também foi esclarecido sobre as principais normas e regulamentos, que devem ser observadas na organização das escalas de trabalho, visando assegurar que as jornadas sejam executadas m conformidade com a legislação trabalhista vigente. Entre outros aspectos relevantes da Reforma Trabalhista, implementada no final de 2017, que impactam no ambiente hospitalar, discutiu-se os limites do revezamento 12×36, regime de compensação e fracionamento de férias, bem como o funcionamento do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto.

Para além de esclarecer dúvidas, a reunião de trabalho visou a interação entre as equipes, troca de experiências e compartilhamento de ideias.

Fonte: Gestão de Serviços e Exatus Soluções Estratégicas.