Gestão de Saúde Pública

maio, 2019

CONFIRA AS NOTÍCIAS DO PERÍODO!

 

Sociedade Cultural São Gregório de São Martinho realiza assembleia ordinária

No  último dia 11 de abril, de 2019, a Sociedade Cultural São Gregório realizou assembleia geral ordinária, convocada pelo edital publicado em 29 de março 2019, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de São Martinho. As 20hs dando início a assembleia, o presidente Sr. Inácio Hunhofff, saudou os associados presentes, o Prefeito Sr. Marino Krewer, o Secretário Municipal da Saúde Sr. Rodrigo Zaro, as vereadores presentes Sra. Lenir Foletto Backes, Sra. Maria Madalena Attuati da Silva e a Sra. Daniele Traesel, passando para a leitura do edital.

A pauta da assembleia, compreendeu a apresentação e deliberação sobre a prestação de contas do exercício de 2018; apresentação do relatório de gestão do exercício de 2018, e assuntos gerais. O contador da Exatus, Bel. Luís Felipe Dalegrave Legunde, (CRC-RS 099532/O-4), fez a apresentação do Balanço Patrimonial e das Demonstrações dos Resultado do último exercício. Os demonstrativas revelam que o Hospital São Gregório obteve receita total no valor de R$ 2.419.852,28 e uma despesa no valor de 2.340.248,78, totalizando um superávit no período de R$77.588,31.

O Diretor Administrativo da Exatus, Sr. Raife Cardoso, explicou aos vereadores presentes, sobre a forma de prestação de contas da entidade, e após apresentou o relatório de atividades de 2018, contendo o total de pacientes atendidos; os investimentos realizados no período; as receitas obtidas no jantar baile doas anos 2017 e 2018, bem como na Noite de Natal e na ação entre amigos, cujas receitas foram empregadas na construção da nova sala de Rx e Ultrassom, bem como para saldar folha de pagamento dos funcionários.

Também foi explanado sobre a Nota Fiscal Gaúcha, recursos que são de suma importância para entidade, pois destina-se às reformas de melhorias. Na oportunidade, a direção reiterou a importância da colaboração de todos, em participar e divulgar perante a comunidade, sobre a necessidade de adesão ao programa do governo estadual, e assim contribuir para que parte do ICMS seja revertido em recursos ao Hospital São Gregório.

Ainda, foi abordado sobre o recurso da Consulta Popular, em que o Hospital foi contemplado com valor para reforma do prédio, projeto este que está em fase de conclusão. Deu-se ciência aos presentes, que a entidade foi contemplada recurso oriundo do Poder Judiciário, da Comarca de Santo Augusto, que será utilizado na aquisição de mobiliários, além das emendas parlamentares/2017, utilizadas para a aquisição do Aparelho de Raio X e Ultrassom, já instalados na instituição.

Por fim, o Presidente, Sr. Inácio apresentou os nomes das pessoas que desejavam integrar o quadro de associados do hospital. Aprovado por unanimidade de votos, deu-se encerrada a assembleia.

Coordenadores de setor do Hospital de Caridade de Jaguari, participam de treinamento.

Nos dias 29 e 30 de Abril, realizou-se na sede da Exatus Soluções Estratégicas, em Ijuí, uma reunião de trabalho com a equipe de encarregados dos setores do Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ). As atividades desenvolvidas, compreendem uma série de ações que visam a qualificação da gestão do HCJ, mediante oficinas de treinamento.

Na oportunidade foram abordados os seguintes temas: Apresentação da trajetória do IRDESI, valores, missão e visão; Análise do ambiente organizacional, com ênfase nos aspectos de liderança profissional, organização de escalas de trabalho e observância da legislação trabalhista vigente.

Também foram discutidos assuntos relacionados aos fatores internos e externos do ambiente de trabalho, que influenciam no dia a dia da instituição. Em relação a liderança profissional, abordou-se a imprescindibilidade da delegação de responsabilidades, avaliação das habilidades e competências dos trabalhadores, com vistas ao desenvolvimento profissional. Destacou-se ainda, a importância do feedback constante, e os ganhos que as equipes podem ter, logo a instituição hospitalar como um todo.

Frisou- se a importância da efetividade dos projetos de Humanização Hospitalar, o que torna necessária a avaliação constante das rotinas do processo de trabalho, assim como, a melhoria contínua, além do desenvolvimento e implantação de novas proposta.

Também foi esclarecido sobre as principais normas e regulamentos, que devem ser observadas na organização das escalas de trabalho, visando assegurar que as jornadas sejam executadas m conformidade com a legislação trabalhista vigente. Entre outros aspectos relevantes da Reforma Trabalhista, implementada no final de 2017, que impactam no ambiente hospitalar, discutiu-se os limites do revezamento 12×36, regime de compensação e fracionamento de férias, bem como o funcionamento do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto.

Para além de esclarecer dúvidas, a reunião de trabalho visou a interação entre as equipes, troca de experiências e compartilhamento de ideias.

Fonte: Gestão de Serviços e Exatus Soluções Estratégicas.